24.7 C
Rondonópolis
domingo, junho 16, 2024

Buy now

Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso, participam da 10ª Expocatador em Brasília- DF,

Com Presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O evento que aconteceu entre os dias 19 e 22 de dezembro contou com a participação de aproximadamente 2.500 catadores, com representação de todos os 26 estados brasileiros. Ao todo foram 45 Catadores de diversos municípios do Estado de Mato Grosso, comparecendo o Próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para o almoço de encerramento que também assinou Leis de apoio a Categoria .
Também compareceram ao evento diversas figuras ilustres do governo e fundações e empresas de apoio aos projetos de inclusão dos catadores. Entre eles o Exmo. Sr. Marcio Costa Macedo, Ministro da Secretaria Geral da Presidência, Exma. Sra. Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente, Exmo. Sr. Jamaci Avelino do Nascimento, Ministro da Cidade, Exmo. Sr. Adalberto Felício Maluf Filho, Secretário Nacional de Meio Urbano e Qualidade Ambiental- MMA.
Também Integrantes da Defensoria Pública da União- DPU, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho- MPT, Conselho Nacional de Justiça- CNJ, Ministérios Públicos Estaduais, Defensoria Pública dos Estados, entre outros.
Para Kátia Nabiane Presidente da Araguaia Recicla de Alto Araguaia, que o evento foi de suma importância para os catadores do Brasil, principalmente para nós de Mato Grosso, que conseguimos entregar uma carta ao Presidente com a demanda do Estado. Além de conhecimentos técnicos adquiridos, foi possível dialogar com os representantes do sistema judiciário da União, estadual e diversas localidades.
“Essa é a primeira vez que participo da Expocatador, e a oportunidade de ser ouvido, falar das dificuldades que estamos enfrentando dentro dos municípios, ser respeitado como igual, poder sentar junto com as autoridades, pegar nas mãos dessas figuras importantes é um grande marco para os catadores”, afirma a presidente da Araguaia Recicla.
Marcos Wagner que trabalha dentro dos lixões de Santa Rita e Alto Araguaia desde os 12 anos de idade. Ressalta que o conhecimento é importante para os catadores do interior. As Leis assinadas em prol da categoria, possibilita o trabalho em local digno, fora dos lixões, local insalubre, onde se convive diariamente com urubus, insetos, animais peçonhentos, além do risco de se contaminação com doenças.


Para a Catadora Maria Raimunda da Coorepam- Cuiabá, a oportunidade de conhecer e abraçar a ministra do Meio Ambiente Marina Silva, me fez sentir reconhecida como profissional de catação de reciclagem. “Sai de lá entendendo que somos agentes ambientais, pois auxiliamos na preservação ambiental. Só temos que agradecer a nossa Representante Estadual, Valquíria Pereira de Barros- ASSCAVAG, Várzea Grande, e as meninas do comitê: Anelita Queiroz de Barão de Melgaço, Kelen Galvão de Chapada de Guimarães e outras que ajudaram a organizar a Caravana com os 45 catadores de vários municípios. Foi Gratificante”.

Veja galeria de fotos:

ASSESSORIA

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias